Bem vindos ao Blog das Escolas do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Agrupamento Mosteiro e Cávado.

Este é um espaço de partilha de experiências e atividades centradas no livro e na leitura.













sexta-feira, 17 de maio de 2013

Ler+ em Família








   A exemplo de anos anteriores, os Jardins de Infância e Escolas do 1.º ciclo deste Agrupamento assinalaram o Dia Internacional da Família, numa atividade que juntou alunos, pais, familiares e comunidade educativa em torno do livro e da leitura. Integrada no projeto ALer+ em família, esta foi mais uma iniciativa que a todos envolveu, num trabalho de parceria com a Biblioteca e os docentes, no sentido de estimular a leitura em família.

Ficam aqui algumas opiniões de alunos acerca da atividade:



O dia da Família foi um dia especial. Na nossa escola houve festa e algumas famílias partilharam leituras com os seus filhos.
Rui Alexandre - 7 anos
Fiquei contente porque esteve lá o meu avô e a prima Filipa. Gostei das borboletas e dos passarinhos.
Letícia - 3 anos
A atividade da família foi importante para todos. A parte que mais gostei foi quando os meninos leram para os pais, da representação do “Cuquedo” e também quando o pai das nossas colegas Inês e Mariana nos divertiu com as suas brincadeiras. Gostei de ver a minha avó e a minha tia e acho que o que fizemos foi muito especial.
Ana Filipa - 7 anos
 

No dia da família fizemos muitas atividades. A que eu mais gostei foi a leitura com os pais porque eu li com a minha mãe. Gostei muito porque reunimos alguns familiares de meninos e meninas.
Bruno Miguel  Pinheiro- 9 anos


Gostei da música dos abraços, gostei do "Cuquedo", de ouvir a Ana Rita, de ouvir a Ema a dizer as frases, do Ruben e do Jorge,  que é o meu pai, fazer "maluquices".
Mariana  - 5 anos
Gostei de tudo! O rinoceronte era a minha personagem da história do "Cuquedo". O pai da Inês é mesmo divertido!
Tiago  -  6 anos
Eu gostei de dizer as frases com os meninos grandes. Gostei de ver os meninos de 5 anos a fazerem a história do "Cuquedo" e de cantar a "minha" música dos abraços.
Ema  -  4 anos

O dia da Família foi especial para mim. Esteve lá a minha mãe, fiquei tão contente por estar presente! Estiveram também outros pais, bebé, tios, irmãos, primos, avós e professores. Eu achei que isso foi uma alegria para mim e para os outros porque a família estava unida à volta da escola e da leitura.
Matilde Fernandes – 7 anos
A atividade do Dia da família foi especial. Adorei a parte do "Cuquedo" e o senhor que participou e nos fez rir a todos.
Paulo Miguel – 7 anos
No dia da família os pais dos meninos vieram para ouvir e ler histórias e poemas. Eu gostei quando a professora "agrafou" o coração nas nossas camisolas. O nosso colega Ruben leu uma história para os seus irmãos gémeos.
 Duarte Parente – 7 anos
A atividade da família foi muito divertida. Foi muito importante,  gostei de participar e gostei muito das participações das famílias.
Nuno Correia – 7 anos
Eu acho que a festa da família foi especial porque alguns familiares estiveram presentes a assistir às atividades de leitura. Para mim, o momento mais especial foi quando um menino do 1.º ano contou uma história aos seus irmãos pequeninos.
Luana - 9 anos
A atividade da família foi importante para todos. Foi  importante ver a minha tia e as minhas primas. Gostei de ver o teatro do "Cuquedo" e quando o Ruben, que é o nosso colega do 1.º ano, leu a história para os seus irmãos Dinis e Filipe.
Ana Carolina- 7 anos
 

Eu acho muito importante as atividades do dia da família porque há muitos pais que nunca conseguem estar com os seus filhos e no dia da família os pais pelo menos têm que estar algum tempo com a família.
Ruben Miguel Ferreira - 9 anos